MGC News

MGC realiza Curso de Avaliação da Gestão para voluntários do PEGG

O Movimento Goiás Competitivo (MGC) realizou na última semana, sexta e sábado, dias 10 e 11 de fevereiro, em sua sede, em Goiânia, o Curso Avaliação da Gestão: Critérios Rumo à Excelência da trilha de capacitação do PEGG, voltado aos avaliadores do Prêmio da Excelência em Gestão de Goiás. O curso foi ministrado pela instrutora Ivana Mara Rodrigues da Silva, certificada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

No total, 22 pessoas participaram das atividades do curso preparatórias à avaliação do Prêmio, que promove o reconhecimento das organizações, de todos os portes e segmentos, sejam públicas ou privadas, que se destacam em suas práticas de gestão. Os avaliadores voluntários fazem parte do processo de avaliação do PEGG, que compreende a análise individual e de consenso do Relatório da Gestão das empresas candidatas, visita às instalações e elaboração do relatório de avaliação

Entre os benefícios de se tornar avaliador voluntário, está o fato de fazer parte de uma rede de voluntários que tem como base os Critérios da Excelência, da Fundação Nacional da Qualidade, e participação em um curso anual de preparação ou de atualização, exercício da cidadania, experiência, aprendizado, reconhecimento e aumento da empregabilidade.

PEGG
O PEGG é baseado no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ, que visa realizar um diagnóstico da maturidade da organização. Entre os benefícios voltados para as organizações inscritas no PEGG estão reconhecimento público a excelência da qualidade de gestão, preparação evolutiva direcionada aos critérios do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), recebimento de relatório de avaliação com diagnóstico dos pontos fortes e oportunidades de melhorias – possibilitando a elaboração de um plano de ação para aperfeiçoamento da gestão e reconhecimento como organização com sistema de gestão alinhado aos critérios da excelência.

As organizações têm a oportunidade ainda de aproveitar a condição do reconhecimento para a divulgação de seu negócio, disponibilizar suas práticas bem sucedidas de gestão para benchmarking, além de submeter o sistema de gestão a uma avaliação externa e independente, que tem como metodologia critérios reconhecidos internacionalmente, executados por profissionais competentes, com investimento mínimo, viabilizando ações objetivas de melhoria da gestão.